SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue4A rapid method for measuring soil water content in the field with a areometer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

MAZZAFERA, Paulo. Degradação de cafeína por microrganismos e o emprego da palha e polpa de café descafeinados na alimentação animal. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2002, vol.59, n.4, pp. 815-821. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162002000400030.

A palha e a polpa de café são subprodutos obtidos durante o processamento do café, após a colheita. A primeira é produzida quando o café é processado pela via seca, enquanto que a outra, pela via úmida. Como no Brasil predomina a produção de café pela primeira via, o volume de palha é enorme. Além do seu uso como adubo orgânico, pouco tem sido a utilização da palha para outras finalidades, devido principalmente ao volume que ela ocupa. Particularmente à sua utilização na formulação de rações para animais, a presença de taninos e cafeína diminuem sua aceitação e palatabilidade. Nesta revisão discute-se a degradação de cafeína por microrganismos, particularmente bactérias, com vistas na sua utilização para descafeinar a palha e polpa de café para uso na alimentação animal. Inicialmente comenta-se sobre as rotas bioquímicas da degradação de cafeína por microrganismos. Na segunda parte da revisão são levantados os problemas referentes aos efeitos fisiológicos da cafeína em animais, limitando seu uso na composição de rações. A terceira parte da revisão aborda a questão da possibilidade do uso de microrganismos para diminuir o teor do alcalóide na palha e polpa de café, aumentando a aceitação pelos animais, logo, permitindo sua maior adição em rações em substituição aos cereais.

Keywords : Pseudomonas; palha de café; descafeinação.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English