SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número1Aditividade de variâncias obtidas por bootstrap de estimativas de parâmetros genéticos populacionaisDivergência genética entre híbridos de tangerina 'Cravo' com laranja 'Pêra' índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Scientia Agricola

versão impressa ISSN 0103-9016

Resumo

SOUSA, João Alencar de  e  MALUF, Wilson Roberto. Análise dialélica e estimação de parâmetros genéticos em pimentas pungentes (Capsicum chinense Jacq.). Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2003, vol.60, n.1, pp. 105-113. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162003000100016.

Embora o grau de heterose no gênero Capsicum seja considerável, a maioria dos estudos refere-se à espécie Capsicum annuum L., sendo pouco frequentes os estudos na espécie Capsicum chinense. Objetivou-se com esse trabalho, avaliar a heterose e seus componentes em híbridos F1 provenientes de um cruzamento dialélico de pimentas pungentes, da espécie C. chinense, bem como obter informações sobre o modo de interação alélica entre os genitores envolvidos no referido cruzamento. O trabalho foi conduzido em RioBranco-Acre, de março a outubro de 1997. O delineamento utilizado foi o de blocos completos casualizados com três repetições. Utilizaram-se 15 tratamentos, sendo 5 introduções de Capsicum chinense Jacq. (provenientes do Banco de Germoplasma de Hortaliças da Universidade Federal de Viçosa- BGH/UFV) e 10 híbridos F1 resultantes do cruzamento entre esses genitores (sem distinção dos recíprocos). Os caracteres estudados foram produção total, relação comprimento/diâmetro de fruto, matéria seca de frutos por planta, incidência de Xanthomonas campestris pv. vesicatoria, rendimento de capsaicina por planta e número de sementes por fruto. Constatou-se a importância e predominância de efeitos gênicos não aditivos para todos os caracteres avaliados. O efeito de epistasia foi importante para matéria seca de frutos por planta, rendimento de capsaicina por planta e número de sementes por fruto. Nestes casos, a epistasia parece ser, em grande parte, responsável pela expressão da heterose. Para as demais características, onde não se detectou ação gênica epistática, a heterose se explica pela ação gênica dominância, nos seus mais variados graus, de dominância incompleta à provável sobredominância.

Palavras-chave : Xanthomonas campestris pv. vesicatoria; pimenta; ação gênica; capsaicina.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês