SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número2Potencial da população de milho ESA23B para o melhoramento dos teores de proteína e óleoRelações entre acidez e propriedades químicas de solos brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Scientia Agricola

versão impressa ISSN 0103-9016

Resumo

NOGUEIRA, Marco Antonio  e  CARDOSO, Elke Jurandy Bran Nogueira. Eficiência micorrízica e toxidez de manganês em soja em função do tipo de solo e da espécie do endófito. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2003, vol.60, n.2, pp. 329-335. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162003000200018.

Plantas micorrizadas podem apresentar atenuação da toxidez causada pelo excesso de Mn, mas isso depende da interação planta-endófito-ambiente. Avaliou-se a eficiência de três espécies de fungos micorrízicos arbusculares (FMA) (Glomus macrocarpum, G. etunicatum, G. intraradices, e um controle sem FMA, em quatro épocas de coleta (3, 6, 9 e 12 semanas após a emergência das plântulas de soja (Glycine max L.)) num Nitossolo Vermelho eutroférrico típico, muito argiloso, com alta disponibilidade de Mn e num Neossolo Quartzarênico típico, com baixa disponibilidade de Mn. O objetivo foi avaliar a eficiência micorrízica desses FMA nesses substratos, em diversas épocas, bem como os efeitos sobre a disponibilidade de Mn no substrato e sua absorção pelas plantas. No substrato arenoso, a micorrização aumentou a biomassa das plantas, com destaque para G. intraradices e G. etunicatum. Nesse caso, houve menor concentração de Mn na parte aérea e raízes das plantas. No substrato argiloso, a micorrização com G. intraradices e G. etunicatum aumentou a biomassa das plantas, mas também aumentou a disponibilidade de Mn no substrato e a concentração na parte aérea e raízes em relação ao controle, com mais intensidade nas plantas com G. macrocarpum. Nesse caso, houve sintomas de toxidez de Mn e diminuição da biomassa das plantas. Os efeitos da micorrização, positivos ou negativos, foram mais expressivos com 9 e 12 semanas.

Palavras-chave : Mn; absorção; disponibilidade; metal; micorriza; toxicidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês