SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue3Morphomolecular characterization of Pleurotus ostreatus (Jacq. Fr.) kummer strains in relation to luminosity and temperature of frutificationExchangeable aluminum evaluation in acid soils author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

LEITE, Vagner Maximino; ROSOLEM, Ciro Antonio  and  RODRIGUES, João Domingos. Giberelina e citocinina no crescimento da soja. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2003, vol.60, n.3, pp. 537-541. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162003000300019.

A soja é uma das principais culturas no Brasil, porém não há relatos do potencial de utilização dos fitorreguladores nessa cultura na literatura nacional. Para saber mais sobre estes compostos, um experimento em vasos foi conduzido para estudar o efeito do GA3 e citocinina (CK) sobre o crescimento vegetativo e floração da soja. GA3 (50 mg L-1) foi aplicado como tratamento de sementes. Plantas somente com aplicação de água foram aplicadas como controle. Foram feitas duas aplicações foliares, sendo na primeira aplicado 100 mg L-1 de GA3, associado ou não a 30 mg L-1 de CK, e na segunda 30 mg L-1 de CK. O tratamento de sementes diminuiu a emergência de plântulas e o comprimento de raiz, porém, com o decorrer do experimento, a diferença no crescimento radicular desapareceu. Além destes efeitos, as plantas foram menores e apresentaram uma diminuição no número de nós, diâmetro de caule, área foliar e produção de matéria seca. A aplicação foliar de GA3 aumentou a altura da planta, altura do primeiro nó e diâmetro de caule. A área foliar e a produção de matéria seca também aumentaram com a aplicação foliar de GA3. Não foi verificado efeito de GA3 e CK exógenas sobre o número de folhas, número de ramificações e matéria seca da raiz. A aplicação conjunta de giberelina e citocinina tendeu a diminuir os efeitos da giberelina. Citocinina aplicada às folhas durante o crescimento vegetativo da soja, não apresentou efeito sobre quaisquer variáveis analisadas.

Keywords : Glycine max; GA3; ácido giberélico; aminopurina; fitorreguladores.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English