SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número4Cloning and expression of cellulase XF-818 of Xylella fastidiosa in Escherichia ColiIntermittent warming of 'Tahiti' lime to prevent chilling injury during cold storage índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Scientia Agricola

versión impresa ISSN 0103-9016

Resumen

MARINO, Celso Luís et al. Provável via metabólica de manitol e sorbitol em cana-de-açúcar. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2003, vol.60, n.4, pp. 723-728. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162003000400017.

Até meados da década de 50 acreditava-se que o boro tinha uma importante função no transporte de açúcares em plantas. Na verdade, o boro depende de açúcares álcoois para serem mobilizados dentro da planta. Em alguns organismos os principais açúcares envolvidos neste processo são o sorbitol e o manitol, que formam complexos estáveis com o micronutriente. O objetivo deste estudo foi procurar seqüências no banco de dados SugarCane EST Genome Project (SUCEST) que codificam enzimas participantes na via metabólica destes açúcares através da comparação de enzimas de outros organismos. Dezoito "contigs" de cana-de-açúcar (Saccharum sp.) apresentaram similaridade com onze seqüências de enzimas que compõem a provável via metabólica de sorbitol e manitol a partir de frutose. Destes "contigs", sete apresentaram uma alta similaridade entre as seqüências depositadas no GenBank.

Palabras llave : boro; polióis; seqüências alvos expressas (ESTs); açúcares-álcoois.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés