SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue6Water quality and head loss in irrigation filtersBrachiaria decumbens supresses the initial growth of Coffea arabica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

LORENZON, Maria Cristina Affonso et al. Construção de colméia Langstroth com cimento-vermiculita. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2004, vol.61, n.6, pp. 573-578. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162004000600002.

A vermiculita expandida é um material leve, barato e sua resistência térmica permite sua utilização como material isolante. Referente ao seu uso na Apicultura, esta pesquisa testou se a caixa para abelhas melíferas construída com argamassa cimento-vermiculita (ACV) apresenta características similares às da madeira. O estudo foi realizado em Seropédica (ERJ), Brasil, durante oito meses. Comparou-se a argamassa com o material controle, que foi a madeira pinho, em caixas de abelhas e em placas, em um delineamento inteiramente casualizado, quanto ao: controle térmico, a condutividade térmica, a capacidade de absorver e perder água. O custo de produção da caixa ACV para abelhas foi estimado. Não se observaram diferenças da temperatura interna entre as caixas de ACV e de madeira. A condutividade térmica foi similar nas placas de ACV e de madeira. As placas de ACV absorveram mais água, mas perderam mais rapidamente do que as de madeira. Considerando que a caixa de abelhas ACV é de fácil construção, de custo baixo e apresenta características similares a do material tradicional (madeira), este material pode ser recomendado para a apicultura, desde que não migratória.

Keywords : Apis mellifera; mineral; apicultura; material isolante.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English