SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue6Sensory acceptance of mixed nectar of papaya, passion fruit and acerolaCharacterization and classification of two soils derived from basic rocks in Pernambuco State Coast, Northeast Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

DAROS, Máskio et al. Seleção recorrente em famílias endogâmicas em milho pipoca. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2004, vol.61, n.6, pp. 609-614. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162004000600008.

Embora muito apreciada no Brasil, o milho pipoca comercial é normalmente cultivado em pequena escala. Para aumentar a produção, alguns problemas precisam ser resolvidos, principalmente a obtenção de sementes com boas características agronômicas e culinárias. Com o objetivo de obter genótipos superiores de milho pipoca, foi conduzido um segundo ciclo de seleção recorrente intrapopulacional, com base em famílias endogâmicas S1. Duzentas e vinte e duas famílias S1 foram obtidas a partir do ciclo 1 da população UNB-2U e foram avaliadas em delineamento de blocos casualizados com duas repetições dentro de 'sets', em dois locais no Brasil. A presença de significância estatística para 'sets' para as características número de espigas doentes e sadias, capacidade de expansão, número de plantas quebradas e número de espigas mal empalhadas, comprova a eficiência e a necessidade do uso de modelo estatístico hierarquizado por 'sets'. Constatou-se significância (1% teste F), para famílias dentro de 'sets', revelando suficiente variabilidade genética a ser explorada em ciclos futuros, essencial para o sucesso do programa. A seleção das famílias superiores, realizada com base no Índice Clássico de Smith e Hazel, proporcionou ganhos preditos de 17,8% para capacidade de expansão e de 26,95% para produção de grãos.

Keywords : programa de melhoramento; famílias S1; rendimento e capacidade de expansão.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English