SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número2Performance of Holstein-Zebu cows under partial replacement of corn by coffee hullsStrategic marker selection to detect quantitative trait loci in chicken índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Scientia Agricola

versión impresa ISSN 0103-9016

Resumen

COLLAO-SAENZ, Edgar Alain et al. Modelo para simulação da dinâmica de partículas do alimento no rúmen de bovinos alimentados com cana-de-açúcar. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2005, vol.62, n.2, pp. 102-110. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162005000200002.

Modelos de simulação animal são conjuntos de equações utilizados para descrever processos biológicos. Um modelo de simulação da digestão de bovinos em condições de ingestão descontínua é apresentado com objetivo de representar a disponibilidade de nutrientes como resposta ao padrão de consumo de alimentos e à cinética da redução do tamanho de partícula. Variáveis representando a redução do tamanho de partículas e consumo de alimento descontinuo foram incluídas em um modelo mecanicista criado para aperfeiçoar a suplementação de dietas à base de cana-de-açúcar. Os valores estimados estiveram muito próximos dos valores observados para fluxos de fibra e nitrogênio. O modelo não apresentou desvios consistentes dos valores observados de fluxo duodenal de fibra em detergente neutro e nitrogênio não-amoniacal. A média geral das produções de leite foi estimada com precisão. As estimativas sob condições de disponibilidade variável de nutrientes apresentaram maior precisão quando comparadas com o modelo anterior que assumia consumo continuo de nutrientes. O modelo pode ser usado para selecionar estratégias de suplementação de dietas à base de cana-de-açúcar em vacas em lactação.

Palabras llave : modelagem; produção de leite; rúmen; vacas leiteiras.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés