SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue2Technological properties of latex and natural rubber of Hevea brasiliensis clonesElectrolytic conductivity of synthetic organomineral complexes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

MODA, Evelise Moncaio; HORII, Jorge  and  SPOTO, Marta Helena Fillet. Produção do cogumelo comestível Pleurotus sajor-caju em bagaço de cana-de-açúcar lavado e suplementado. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2005, vol.62, n.2, pp. 127-132. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162005000200006.

Tradicionalmente, o cultivo do Pleurotus sajor-caju é realizado utilizando-se diversos resíduos agrícolas, precedido dos processos de compostagem e pasteurização. O presente trabalho teve por objetivo comparar o processo de pasteurização com a lavagem do bagaço de cana-de-açúcar e avaliar formas de suplementação do bagaço, visando aumento na produtividade. No primeiro experimento, os colmos da cana-de-açúcar passaram por moenda para a extração do caldo, sendo em seguida desfibrados. No tratamento controle, o bagaço fresco foi pasteurizado em água a 80°C durante 2 horas e o outro tratamento consistiu na lavagem do bagaço fresco em centrífuga com água corrente à temperatura ambiente, por uma hora. No segundo experimento, utilizou-se a lavagem simples (tratamento controle), a suplementação do bagaço lavado com quirera de milho (suplementação orgânica) e com solução mineral (suplementação mineral). A eficiência biológica média (EBM) do cogumelo no bagaço fresco lavado (19,16%) não diferiu significativamente da obtida no bagaço fresco pasteurizado (13,86%), sendo a sua contaminação (44%) menor do que no bagaço pasteurizado (70%). No segundo experimento, a suplementação orgânica obteve o menor desempenho, com EBM de 15,66% e contaminação de 60%, diferindo da suplementação mineral e controle, com EBM de 30,03% e 26,62%, respectivamente. A lavagem do bagaço de cana-de-açúcar fresco poderá suprimir a pasteurização do substrato na produção de Pleurotus sajor-caju, compensando a eficiência biológica reduzida com a agilidade do processo.

Keywords : basidiomycetes; substrato; pasteurização; suplementação.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English