SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue3Traffic effects on the soil preconsolidation pressure due to eucalyptus harvest operationsEfficiency of maize cultivars for zinc uptake and use author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

COOPER, Miguel; VIDAL-TORRADO, Pablo  and  CHAPLOT, Vincent. Origem dos microagregados em solos com horizonte B latossólico. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2005, vol.62, n.3, pp. 256-263. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162005000300009.

Os microagregados, característicos do horizonte B latossólico, podem ser formados a partir de processos físicos, geoquímicos e biológicos. Apesar da quantidade de trabalhos realizados sobre este tema, poucos tem discutido a hierarquia entre os processos que formam estes microagregados. O objetivo deste trabalho foi estudar a gênese dos microagregados numa seqüência de solos localizada em Piracicaba (SP), Brasil. Os solos foram classificados como Nitossolos Vermelhos Eutroférricos latossólicos e desenvolvem-se a partir de sedimentos argilosos vermelhos do Quaternário e diabásio. Para atingir o objetivo deste trabalho foram utilizadas técnicas de microscopia ótica, análise de imagens, microscopia eletrônica de varredura e quantificações elementares de ferro através de fluorescência de raio-X. As investigações micromorfológicas mostraram a presença de três tipos de microagregados: (i) microagregados ovais com grãos de quartzo bem selecionados no seu interior; (ii) microagregados ovais sem grãos de quartzo ou grãos de quartzo mal selecionados no seu interior; e (iii) microagregados poliédricos densos. Estas evidencias morfológicas junto com os dados elementares de ferro e a microscopia eletrônica de varredura mostraram a contribuição de mais de um processo na formação dos microagregados: (i) a ação mecânica da mesofauna seria responsável pela formação do primeiro tipo de microagregados; (ii) processos geoquímicos e biológicos estariam formando o segundo tipo de microagregados; e (iii) a fissuração da matriz do solo por processos de contração e expansão formariam o terceiro tipo de microagregados.

Keywords : Nitossolo; gênese de solos; micromorfologia; microscopia eletrônica de varredura.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English