SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue4Estimation of leaf area for greenhouse cucumber by linear measurements under salinity and graftingGermination and vigour of primed asparagus seeds author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

GONCALVES, Raquel  and  NERI, Antônio Carlos. Forças de corte ortogonal na madeira juvenil e adulta de Pinus taeda. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2005, vol.62, n.4, pp. 310-318. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162005000400002.

As características distintas dos lenhos juvenil e adulto, existentes principalmente na formação das coníferas, influenciam na usinagem devido às diferentes propriedades de resistência mecânica ao corte. No passado, quando a maior parte da madeira utilizada industrialmente era proveniente de árvores adultas de florestas naturais, pouca importância era dada à diferenciação de zonas no tronco. Atualmente, no entanto, com o decréscimo constante do suprimento de árvores adultas de grandes diâmetros, provenientes de florestas nativas, tornou-se comum o aproveitamento da madeira de ciclos curtos, através da adoção de espécies de crescimento relativamente rápido, como exemplo os Pinus e os eucaliptos. Tanto nas coníferas quanto nas dicotiledôneas, as células da madeira juvenil são, geralmente, menores e mais delgadas do que na madeira adulta, refletindo em sua densidade e resistência, o que deverá afetar as forças de corte desenvolvidas durante o processamento. O objetivo principal desta pesquisa foi avaliar as forças de corte ortogonal nas madeiras juvenil e adulta de Pinus taeda. Houve diferenças de magnitude das forças de corte nessas duas regiões, sendo as forças de corte paralela, em média, 33,4% maiores na zona de madeira adulta, no corte 90-0, e 12% maiores no corte 90-90. Esse resultado é coerente com a diferenciação da estrutura anatômica do material, uma vez que as forças geradas durante a usinagem dependem, diretamente, de suas propriedades.

Keywords : usinagem; conífera; madeira de reflorestamento; otimização de corte.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English