SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número4Efeito do cadmio na associação de feijão de porco (Canavalia ensiformis) e fungos micorrízicos arbuscularesEstimativa da exigência dietética em aminoácidos para o jundiá (Rhamdia quelen) baseada na composição muscular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Scientia Agricola

versão impressa ISSN 0103-9016versão On-line ISSN 1678-992X

Resumo

PEREIRA, Janser Moura; MUNIZ, Joel Augusto  e  SILVA, Carlos Alberto. Modelos não lineares para predizer a mineralização de nitogênio num latossolo. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2005, vol.62, n.4, pp.395-400. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162005000400014.

Este trabalho teve por objetivo avaliar o grau do ajuste de oito modelos não lineares apresentados na literatura, utilizados para descrever a mineralização do nitrogênio em latossolo do sul de Minas Gerais incubado durante 28 semanas. A estimação dos parâmetros para os modelos de regressão não linear sem e com estrutura de erros autorregressivos foi feita pelo método de mínimos quadrados. A princípio, considerou-se para todos os modelos não lineares uma estrutura de erros autorregressivos de segunda ordem, AR(2) e, em seguida, verificou-se a significância dos parâmetros de autocorrelação. Apenas o modelo de Juma apresentou autocorrelação de segunda ordem, e o modelo de Broadbent apresentou autocorrelação de primeira ordem, ou seja, apenas estes modelos apresentaram parâmetros de autocorrelação significativos. Para estimação dos parâmetros dos modelos não lineares, utilizou-se o procedimento MODEL (SAS®). A comparação dos modelos foi feito por meio de critérios da qualidade do ajuste (coeficiente de determinação ajustado, quadrado médio do resíduo e erro de predição médio). O modelo de melhor ajuste foi o de Juma com AR(2), para a mineralização de N sem calagem, seguido pelos modelos de Cabrera, Stanford & Smith sem estrutura de erros autorregressivos, tanto para os dados com, quanto para aqueles obtidos sem a correção da acidez do solo.

Palavras-chave : autorregressivo; propriedades dos estimadores; nitrogênio mineralizado; matriz de variância; covariância.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons