SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número4Efeito do cadmio na associação de feijão de porco (Canavalia ensiformis) e fungos micorrízicos arbuscularesEstimativa da exigência dietética em aminoácidos para o jundiá (Rhamdia quelen) baseada na composição muscular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Scientia Agricola

versão impressa ISSN 0103-9016

Resumo

PEREIRA, Janser Moura; MUNIZ, Joel Augusto  e  SILVA, Carlos Alberto. Modelos não lineares para predizer a mineralização de nitogênio num latossolo. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2005, vol.62, n.4, pp. 395-400. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162005000400014.

Este trabalho teve por objetivo avaliar o grau do ajuste de oito modelos não lineares apresentados na literatura, utilizados para descrever a mineralização do nitrogênio em latossolo do sul de Minas Gerais incubado durante 28 semanas. A estimação dos parâmetros para os modelos de regressão não linear sem e com estrutura de erros autorregressivos foi feita pelo método de mínimos quadrados. A princípio, considerou-se para todos os modelos não lineares uma estrutura de erros autorregressivos de segunda ordem, AR(2) e, em seguida, verificou-se a significância dos parâmetros de autocorrelação. Apenas o modelo de Juma apresentou autocorrelação de segunda ordem, e o modelo de Broadbent apresentou autocorrelação de primeira ordem, ou seja, apenas estes modelos apresentaram parâmetros de autocorrelação significativos. Para estimação dos parâmetros dos modelos não lineares, utilizou-se o procedimento MODEL (SAS®). A comparação dos modelos foi feito por meio de critérios da qualidade do ajuste (coeficiente de determinação ajustado, quadrado médio do resíduo e erro de predição médio). O modelo de melhor ajuste foi o de Juma com AR(2), para a mineralização de N sem calagem, seguido pelos modelos de Cabrera, Stanford & Smith sem estrutura de erros autorregressivos, tanto para os dados com, quanto para aqueles obtidos sem a correção da acidez do solo.

Palavras-chave : autorregressivo; propriedades dos estimadores; nitrogênio mineralizado; matriz de variância; covariância.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês