SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue5Fermentation and epiphytic microflora dynamics in sugar cane silageChoice of tracers for the evaluation of spray deposits author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

PEDREIRA, Carlos Guilherme Silveira et al. Produção de forragem e eficiência de pastejo em pastagens de capim Tanzânia-1 e de capim-Guaçu sob lotação rotacionada. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2005, vol.62, n.5, pp. 433-439. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162005000500004.

A capacidade de suporte potencial das pastagens tropicais depende não apenas da produtividade e da quantidade de forragem em oferta, mas também da eficiência com a qual a forragem produzida é colhida pelo animal em pastejo. O presente estudo foi conduzido com o objetivo de quantificar a produtividade e a eficiência de pastejo em pastagens de capim-Guaçu (Pennisetum purpureum Schum.) e de capim Tanzânia-1 (Panicum maximum Jacq.) sob lotação rotacionada. Acúmulo de forragem, taxas médias diárias de acúmulo, perdas por pastejo, densidade volumétrica da forragem e a eficiência de pastejo foram medidas. O delineamento foi completamente casualizado com dois tratamentos e quatro repetições. A produção total de matéria seca (MS) durante 214 dias de pastejo foi 23850 e 15000 kg ha-1 para os capins Guaçu e Tanzânia-1, respectivamente, com 250 kg N ha-1 aplicados parceladamente após cada pastejo. O acúmulo médio de forragem por ciclo de pastejo foi 7950 e 5010 kg MS ha-1 e a taxa média diária de acúmulo foi 137 e 86 kg MS ha-1 dia-1 para o Guaçu e para o Tanzânia, respectivamente. As perdas de forragem médias por ciclo de pastejo foram 1040 e 880 kg MS ha-1, resultando em eficiências de pastejo de 52 e 37% para o P. purpureum e para o P. maximum, respectivamente. A taxa de lotação média da estação de pastejo foi 5,1 UA (unidade animal = 500 kg PV) no Guaçu e 3 UA ha-1 no Tanzânia-1. Em ambas as espécies o potencial produtivo reside na alta capacidade de suporte, particularmente quando não houver limitações de fertilidade do solo durante o verão. O Guaçu, devido às características de potencial produtivo e de alongamento de hastes, requer maior habilidade por parte do manejador, enquanto que o Tanzânia-1 apresenta produção mais estacional, conforme indicado pelas produções de cada estação, o que aparentemente está relacionado com as respostas à temperatura e ao fotoperíodo, contrastantes entre as duas espécies.

Keywords : perdas por pastejo; acúmulo de forragem; taxa de acúmulo; oferta de forragem.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English