SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue6Norms for the diagnosis and recommendation integrated system for Signal grassPlanting time, developmental stages and characteristics of roots and starch of Pachyrhizus ahipa author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

SILVEIRA, Cristiane Prezotto; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro  and  MONTEIRO, Francisco Antonio. Calibração do modelo e validação do sistema integrado de diagnose e recomendação para o capim - branquiária. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2005, vol.62, n.6, pp. 520-527. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162005000600002.

O Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação (DRIS) permite a interpretação dos resultados de análise foliar, utilizando relações entre nutrientes, ao invés da concentração absoluta e isolada de cada um deles, utilizada pelo critério de faixa de suficiência. Objetivou-se avaliar três procedimentos de cálculo dos índices DRIS, bem como verificar a eficiência do DRIS como método de interpretação de resultados de análises de folhas da Brachiaria decumbens (capim-Braquiária). O estudo foi desenvolvido com os resultados de seis experimentos realizados em casa-de-vegetação em Piracicaba, SP, com solução nutritiva. Foram empregadas as concentrações de N, P, K, Ca, Mg, S, Cu, Fe, Mn e Zn nas amostras de lâminas foliares recém-expandidas do capim. Para a validação do método DRIS foram utilizados resultados de um experimento com aplicação de doses de nitrogênio e enxofre realizado com o mesmo capim proveniente da Fazenda Mundo Novo, em Brotas, SP. Os índices DRIS foram calculados por dois critérios para escolha da ordem da razão dos nutrientes (valor F e valor R) e três formas de cálculo das funções dos nutrientes (métodos de Beaufils, Jones e Elwali & Gascho). O Índice de Balanço Nutricional (IBN), calculado a partir das normas geradas, apresentou coeficientes de correlação negativos e significativos com a produtividade nas combinações de métodos testados e os métodos DRIS propostos por Beaufils, Jones e Elwali & Gascho foram eficientes em detectar concentrações que revelam a deficiência ou o excesso dos nutrientes.

Keywords : Brachiaria decumbens; DRIS; diagnose foliar; equilíbrio nutricional.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English