SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue6Testing and validation of methods for the diagnosis and recomendation integrated system for Signal grassUtilization of nitrogen from green manure and mineral fertilizer by sugarcane author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

LEONEL, Magali; FERRARI, Tainara Bortolucci; SARMENTO, Silene Bruder Silveira  and  OLIVEIRA, Marcelo Alvares de. Características das raízes e do amido de Pachyrhizus ahipa em diferentes épocas de plantio e estádios de desenvolvimento da planta. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2005, vol.62, n.6, pp. 528-533. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162005000600003.

De forma geral, as características do amido variam não somente com a planta de origem, mas também com o estádio de desenvolvimento desta. Neste trabalho objetivou-se avaliar a influência da época de plantio e estádio de desenvolvimento da planta de ahipa sobre as características físico-químicas das raízes, tamanho de grânulos do amido e suas propriedades viscográficas. Constatou-se influência do estádio de desenvolvimento da planta nas características físico-químicas das raízes e do amido, independentemente da época de plantio. A melhor época para o plantio de Pachyrhizus ahipa é outubro e a colheita deve ser feita no máximo com 9 meses, adotando-se o procedimento de retirada das flores a partir dos 3 meses.

Keywords : jacatupé; amido; viscosidade; microscopia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese