SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 issue3Rice cold tolerance at the reproductive stage in a controlled environmentLaser-induced fluorescence of organic matter from a Brazilian Oxisol under sewage-sludge applications author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

GIASSON, Elvio et al. Mapeamento digital de solos utilizando regressões logísticas múltiplas e parâmetros do terreno no sul do Brasil. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2006, vol.63, n.3, pp. 262-268. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162006000300008.

Os levantamentos de solos são fontes de informação necessárias para o planejamento de uso das terras, entretanto eles nem sempre estão disponíveis. Este estudo propõe o uso de regressões logísticas múltiplas na predição de ocorrência de classes de solos a partir de áreas de referência. Baseado no mapa original de solos em formato digital e parâmetros do terreno derivados do modelo numérico do terreno em ambiente ArcView, vários conjuntos de regressões logísticas múltiplas foram definidas usando o programa estatístico Minitab, estabelecendo relações entre as variáveis do terreno independentes e tipos de solos, usando tanto a legenda original como uma legenda simplificada, e usando ou não estratificação da área de estudo por classes de drenagem. Os parâmetros do terreno como elevação, distância dos rios, acúmulo de fluxo e índice de umidade topográfica foram as variáveis que melhor explicaram a distribuição das classes de solos. A estratificação por classes de drenagem não teve efeito significativo. A simplificação da legenda aumentou a precisão do método na predição da distribuição dos solos.

Keywords : levantamento de solos; SIG; MNT; análise do terreno.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English