SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número3Tolerância ao frio do arroz no estádio reprodutivo sob condições controladasFluorescência induzida por laser da matéria orgânica de um Latossolo brasileiro tratado com lodo de esgoto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Scientia Agricola

versão impressa ISSN 0103-9016

Resumo

GIASSON, Elvio et al. Mapeamento digital de solos utilizando regressões logísticas múltiplas e parâmetros do terreno no sul do Brasil. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2006, vol.63, n.3, pp. 262-268. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162006000300008.

Os levantamentos de solos são fontes de informação necessárias para o planejamento de uso das terras, entretanto eles nem sempre estão disponíveis. Este estudo propõe o uso de regressões logísticas múltiplas na predição de ocorrência de classes de solos a partir de áreas de referência. Baseado no mapa original de solos em formato digital e parâmetros do terreno derivados do modelo numérico do terreno em ambiente ArcView, vários conjuntos de regressões logísticas múltiplas foram definidas usando o programa estatístico Minitab, estabelecendo relações entre as variáveis do terreno independentes e tipos de solos, usando tanto a legenda original como uma legenda simplificada, e usando ou não estratificação da área de estudo por classes de drenagem. Os parâmetros do terreno como elevação, distância dos rios, acúmulo de fluxo e índice de umidade topográfica foram as variáveis que melhor explicaram a distribuição das classes de solos. A estratificação por classes de drenagem não teve efeito significativo. A simplificação da legenda aumentou a precisão do método na predição da distribuição dos solos.

Palavras-chave : levantamento de solos; SIG; MNT; análise do terreno.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês