SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número3Mapeamento digital de solos utilizando regressões logísticas múltiplas e parâmetros do terreno no sul do BrasilÁcidos orgânicos e seus efeitos na dessorção de metais pesados em solo contaminado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Scientia Agricola

versão impressa ISSN 0103-9016

Resumo

GONZALEZ PEREZ, Martha et al. Fluorescência induzida por laser da matéria orgânica de um Latossolo brasileiro tratado com lodo de esgoto. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2006, vol.63, n.3, pp. 269-275. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162006000300009.

A aplicação do lodo de esgoto é utilizada como alternativa de conservação e manutenção da fertilidade dos solos sem prejudicar o ecossistema. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a influência da aplicação de lodo de esgoto sobre a matéria orgânica (MO) de um Latossolo vermelho amarelo brasileiro, através da fluorescência induzida por laser (LIF). A LIF foi utilizada para analisar a fluorescência do solo intacto e suas frações químicas e físicas. Houve grande contribuição da fração humina à fluorescência do solo intacto, remarcando a importância de estudar a matéria orgânica (MO) associada à matriz mineral do solo. Para cada fração granulométrica foram obtidos espectros com diferentes perfis, indicando diferenças nos compostos orgânicos a elas ligados. A fração 2-20 µm, que apresentou maior conteúdo de carbono (~5%), representa somente 10% do solo mas acumula 34-39 % do conteúdo total de carbono do mesmo e mostrou a maior intensidade de fluorescência. O espectro desta fração mostra sua heterogeneidade e alta concentração de compostos cuja fluorescência é centrada nos 510 nm, o que indica alta concentração de sistemas com ligações insaturadas, com alto grau de ressonância e maior conjugação do sistema de eletrons p, indicando maior aromaticidade quando comparado as outras frações. Não foram observadas diferenças significativas entre os tratamentos de lodo de esgoto. A LIF é uma técnica promissora para caraterizar a MO de solos intatos, permitindo estudar sua distribuição na matriz mineral do solo, inclusive nos Latossolos.

Palavras-chave : solos tropicais; espectroscopia; frações granulométricas; frações químicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês