SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 issue5Spatial analysis of stress conditions inside broiler house under tunnel ventilationEnzymatic activity of lipase in post-metamorphic phase bullfrogs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

HENRY-SILVA, Gustavo Gonzaga  and  CAMARGO, Antonio Fernando Monteiro. Eficiência de macrófitas aquáticas no tratamento de efluentes de viveiro de tilápia do Nilo. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2006, vol.63, n.5, pp. 433-438. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162006000500003.

Os efluentes de piscicultura podem aumentar a quantidade de sólidos em suspensão e promover o enriquecimento de nitrogênio e fósforo nos ecossistemas aquáticos. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência de três espécies de macrófitas aquáticas flutuantes (Eichhornia crassipes, Pistia stratiotes e Salvinia molesta) no tratamento de efluentes do viveiro de tilápia do Nilo. O efluente foi proveniente de um viveiro com 1000 m2 contendo 2000 machos de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus). Os sistemas de tratamento consistiram de 12 taques experimentais, três tanques para cada espécie de macrófita estudada, e três tanques sem plantas (controle). Amostras foram coletadas da água de abastecimento do tanque de tilápia do Nilo (i); do efluente do viveiro com tilápia do Nilo (ii) e dos efluentes tratados pelas macrófitas aquáticas (iii). As seguintes variáveis foram determinadas: turbidez, nitrogênio total, nitrogênio dissolvido, N-amoniacal, N-nitrato, N-nitrito, e fósforo total e fósforo dissolvido. E. crassipes e P. stratiotes foram mais eficientes na remoção de fósforo total (82,0% e 83,3%, respectivamente) e nitrogênio total (46,1% e 43,9%, respectivamente) do que quando comparadas com S. molesta (72,1% de fósforo total e 42,7% de nitrogênio total) e com o controle (50,3% de fósforo total e 22,8% de nitrogênio total). Pode-se concluir que as macrófitas aquáticas, principalmente E. crassipes e P. stratiotes foram eficientes na remoção de nitrogênio e fósforo dos efluentes de criação de tilápia do Nilo. Desta forma, o efluente tratado pode ser utilizado nas próprias atividades de aqüicultura.

Keywords : Eichhornia crassipes; Pistia stratiotes; Salvinia molesta; aqüicultura; nutrientes.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English