SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 issue5Hot pepper (Capsicum chinense, Jacq.) inheritance of reaction to powdery mildewPilocarpine content and molecular diversity in jaborandi author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

RIBEIRO, Luiz Fernando Caldeira; MELLO, Ana Paula de Oliveira Amaral; BEDENDO, Ivan Paulo  and  GIORIA, Ricardo. Associação de fitoplasma ao superbrotamento de begônia. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2006, vol.63, n.5, pp. 475-477. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162006000500009.

Begônia é um gênero muito apreciado de plantas ornamentais, de relevância econômica, compreendendo espécies de flores e de folhagem. Em cultivo comercial foram observadas plantas apresentando sintomas característicos de infecção por fitoplasma, entre eles superbrotamento de ramos, redução no porte da planta, folhas e flores pequenas e filodia. A partir de amostras foliares foi feita extração de DNA para ser usado em duplo Polymerase Chain Reaction (PCR), visando 'a detecção de fitoplasma em tecido doente e a sua identificação ao nível de grupo de classificação. Os testes revelaram consistemente a associação de fitoplasma com os sintomas da doença, através da amplificação de um fragmento genômico típico de 1,2kb para os iniciadores universais R16mF2/mR1 e R16F2n/R2, usados na reação de PCR. O emprego de iniciadores específicos R16(III)F2/R1 permitiu identificar o fitoplasma detectado como um representante do grupo 16SrIII. Este é um resultado expressivo, pois diversas doenças causadas por fungos, bactérias, vírus e nematóides têm sido relatadas para begônia, no entanto, não têm sido encontrados relatos para doenças de begônia associadas a fitoplasmas.

Keywords : molicutes; amarelos; procarioto fitopatogênico.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English