SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 issue5Internal drainage and nitrate leaching in a corn-black oat-corn succession with two split nitrogen applicationsSurface application of lime ameliorates subsoil acidity and improves root growth and yield of wheat in an acid soil under no-till system author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro  and  DECHEN, Antonio Roque. Sazonalidade de nutrientes em folhas e frutos de macieira. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2006, vol.63, n.5, pp. 493-501. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162006000500012.

As curvas de acúmulo de nutrientes pela macieira têm se mostrado como um bom parâmetro indicador da demanda da cultura em cada etapa de desenvolvimento, sendo importante para avaliar o estado nutricional do pomar e estimar a remoção de nutrientes do solo. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a sazonalidade de nutrientes na macieira, em pomares comerciais, durante as safras agrícolas de 1999, 2000 e 2001. Para tanto, amostras de folhas e frutos de três cultivares 'Gala', 'Golden Delicious' and 'Fuji' foram coletadas semanalmente e avaliadas quanto à massa fresca e seca, diâmetro dos frutos e concentrações de macronutrientes (N, P, K, Ca e Mg) e micronutrientes (B, Cu, Fe, Mn e Zn). A amostragem de folhas e frutos teve início uma ou duas semanas após a plena floração, dependendo do cultivar, e prolongou-se até a colheita ou até quatro semanas depois, no caso da amostragem de folhas. Nas folhas, de modo geral, as concentrações de N, P, K, Cu e B diminuíram, a concentração de Ca aumentou e as concentrações de Mg, Fe, Mn e Zn pouco variaram ao longo do ciclo vegetativo da cultura. Nos frutos, inicialmente, as concentrações dos nutrientes diminuíram rapidamente e depois decresceram lenta e continuamente, chegando quase constantes à fase final da maturação, indicando diluição dos nutrientes, uma vez que a quantidade total de nutrientes acumulada aumentou gradativamente com o crescimento dos frutos. O potássio foi o nutriente presente em maior quantidade nos frutos de macieiras, tendo sido, portanto, o mais removido do solo.

Keywords : Malus domestica; macronutrientes; micronutrientes; acumulação.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English