SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 issue6Zinc availability for corn grown on an oxisol amended with flue dustCapture of hypothenemus hampei ferrari (coleoptera, scolytidae) in response to trap characteristics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

ANDREOLI, Claudinei; BASSOI, Manoel Carlos  and  BRUNETTA, Dionisio. Controle genético da dormência e da germinação precoce em trigo. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2006, vol.63, n.6, pp. 564-566. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162006000600009.

Germinação precoce na espiga (PHS) ocasiona perdas significativas nas regiões produtoras de trigo, causando depreciação na qualidade do produto final, o que resulta em prejuízos para os produtores e os moageiros. A cor vermelha do grão é um marcador tradicional para resistência à germinação nos programas de melhoramento de trigo, todavia, o genótipo de grão vermelho sózinho não garante resistência efetiva. O objetivo desse trabalho foi encontrar gene(s) para resistência à PHS e estudar a herança do caráter dormência de semente nos cultivares de trigo brasileiro. A variação genética para dormência foi investigada nos parentais, no F1 e em 300 linhas F2 derivadas do cruzamento de Frontana × OR1, e o cruzamento recíproco. Os grãos brotados (sprouted) e os dormentes foram avaliados pelo teste de germinação, em rolo de papel, a 20º C por 5 dias. Observou-se uma distribuição bimodal na população F2 para Frontana × OR1 e OR1 × Frontana. A taxa segregante de sementes dormentes e não dormentes foi de 85:1115, o que revela um modelo digênico de 1:15 (P < 0,05). Na verdade, todas as sementes F1, logo após a colheita, germinaram. Esse resultado e a distribuição F2 indicam que dormência parece ser recessiva e que há o envolvimento de dois genes, denominados de A,a e B,b controlando a dormência da semente de trigo. Somente o genótipo homozigoto aabb é dormente. Como esperado, não houve efeito dos tecidos maternais.

Keywords : Triticum aestivum; QTL; a-amilase; modelo digênico; fenótipo.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English