SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue1Agrometeorological models for 'Valencia' and 'Hamlin' sweet oranges to estimate the number of fruits per plantPhysico-chemical characterization of 'Zarco HS' yellow bell pepper for different ripeness stages author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

STRECK, Nereu Augusto et al. Melhora na predição do aparecimento de folhas em batata cultivada a campo. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2007, vol.64, n.1, pp. 12-18. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162007000100002.

O cálculo da taxa de aparecimento de folhas (LAR) e do número de folhas acumuladas ou emergidas (NL) na haste principal são parte de muitos modelos de simulação de cultivos agrícolas. O objetivo deste estudo foi adaptar e avaliar um modelo (modelo WE) para simular a LAR e o NL na haste principal de batata (Solanum tuberosum L.). O modelo WE é um modelo multiplicativo não linear que leva em conta o efeito do genótipo e de fatores ambientais sobre LAR. Um modelo linear (modelo do filocrono) também foi usado como comparação com o modelo WE. Uma série de experimentos de campo com 14 épocas de plantio durante dois anos (2003 e 2004) foi conduzido em Santa Maria, RS. A cultivar usada foi Asterix. Os coeficientes dos modelos WE e filocrono foram estimados com dados de quarto épocas de plantio em 2003 e os modelos foram avaliados com dados independentes de outras dez épocas de plantio. A estatística usada para quantificar o desempenho dos dois modelos foi a raiz do quadrado médio do erro (RMSE). O modelo WE foi um melhor preditor de NL (RMSE=2,0 folhas) do que o modelo filocrono (RMSE=3,7 folhas). O modelo WE tem coeficientes com significado biológico e uma função não linear de resposta a temperatura que conferem generalidade e robustes a este modelo de LAR.

Keywords : modelagem; temperatura; desenvolvimento folhar; filocrono.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English