SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número3Micropropagação, propagação por sementes e banco de germoplasma de Mandevilla velutina (Mart.) WoodsonCombinações de silicato e fosfato para cultivo do capim-marandu num latossolo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Scientia Agricola

versão impressa ISSN 0103-9016

Resumo

FRANCISCO, Eros Artur Bohac et al. Tratamento térmico de fosfatos aluminosos do grupo da crandallita e seu efeito na solubilidade do fósforo. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2007, vol.64, n.3, pp. 269-274. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162007000300009.

A otimização do uso de rochas fosfáticas é importante e resíduos da indústria de fertilizantes fosfatados na forma de crandallita poderão ser agronomicamente eficientes após calcinação. Com o objetivo de avaliar o efeito do tratamento térmico em fosfatos aluminosos do tipo crandallita quanto à solubilidade, estrutura cristalina, e morfologia, amostras do rejeito de mineração de três depósitos fosfáticos brasileiros (Tapira-MG, Catalão-GO e Juquiá-SP) foram coletadas, secas ao ar e separadas por peneiramento 100 mesh. Sub-amostras foram submetidas ao tratamento térmico a 300, 500, 700 e 900°C durante 2 horas. Os materiais tratados e não-tratados foram analisados por difratometria de raios X, observados por microscopia eletrônica de varredura e espectrometria por energia dispersiva, e seus teores de fósforo total e solúvel determinados. O tratamento térmico das amostras: (i) elevou, consideravelmente, a solubilidade em CNA dos materiais; (ii) promoveu a desorganização da estrutura cristalina da crandallita a temperaturas de 500°C e superiores; e (iii) causou alterações morfológicas (fraturamento e arredondamento) nas amostras. O aumento na solubilidade das amostras após o tratamento térmico indica que a utilização agronômica destas fontes marginais de P pode ser de interesse, uma vez que o crescimento das plantas pode ser favorecido pela maior disponibilidade de P. Estudos de avaliação desses materiais a fim de determinar sua eficiência agronômica devem ser conduzidos para o conhecimento de condições adequadas para sua aplicação que favoreçam o aproveitamento pela planta.

Palavras-chave : calcinação; fertilizante fosfatado; impurezas em fertilizantes fosfatados.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês