SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue3DRIS norms for evaluating the nutritional state of apple treePhosphorus availability changes the internal and external endomycorrhizal colonization and affects symbiotic effectivenes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro  and  DECHEN, Antonio Roque. Calibração e validação do DRIS para macieira. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2007, vol.64, n.3, pp. 288-294. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162007000300012.

Este trabalho teve por objetivo avaliar três procedimentos de cálculo dos índices DRIS, bem como avaliar a eficiência do DRIS como método de interpretação de resultados de análises de folhas de plantas de macieira. O estudo foi realizado nas regiões produtoras de maçã do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Foram determinadas as concentrações de nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, boro, cobre, ferro, manganês e zinco nas amostras de folhas. A validação do método DRIS utilizou resultados de um experimento de adubação potássica. Os índices DRIS foram calculados utilizando-se dois critérios para a escolha da ordem da razão dos nutrientes (valor "F" - razão de variância das relações entre nutrientes entre o grupo de referência e de baixa produtividade e valor "R" - coeficientes de correlação entre os valores de produtividade e a relação entre os pares de nutrientes) e três formas de cálculo das funções dos nutrientes (métodos de Beaufils, Jones e Elwali & Gascho). O Índice de Balanço Nutricional (IBN) apresentou correlação negativa e significativa com a produtividade em todas as combinações de métodos testados. O método DRIS descrito por Elwali & Gascho, utilizando o "valor F", apresentou desempenho semelhante ao critério de faixa de suficiência e pode ser utilizado para a interpretação da análise foliar em macieira, por apresentar valores de IBN que indicam o estado nutricional das plantas e pela eficiência no diagnóstico nutricional da cultura.

Keywords : Malus Domestica; diagnose foliar; equilíbrio nutricional.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English