SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número3Ocorrência de bactérias diazotróficas em Araucaria angustifoliaEscarificação com ácido sulfúrico de sementes de Schizolobium amazonicum Huber ex Ducke - FABACEAE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Scientia Agricola

versão impressa ISSN 0103-9016

Resumo

VENTURA, Maurício Ursi; PEREIRA, Tania; NUNES, Daiane Heloisa  e  ARRUDA, Iara Cintra de. Atração de Astylus variegatus (Germ.) (Coleoptera: Melyridae) por atraentes florais voláteis. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2007, vol.64, n.3, pp. 305-307. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162007000300016.

O besouro Astylus variegatus (Germ.) (Coleoptera: Melyridae) é freqüentemente encontrado em flores onde se alimenta de pólen. Respostas de A. variegatus a atraentes voláteis florais foram estudadas em campos de feijão, Phaseolus vulgaris L. Armadilhas, originalmente desenvolvidas para capturar Diabrotica speciosa (Germ.) (Coleoptera: Chrysomelidae), consistiram de garrafas plástica (2 L) com 150 perfurações (5 mm de diâmetro) pintadas com tinta amarelo ouro contendo no seu interior uma fita plástica (3,5 ´ 25,0 cm) com pó seco de frutos de Lagenaria vulgaris (L.) (0,28% de cucurbitacina B estimulante alimentar e arrestante para diabroticíneos) pulverizados com inseticida carbaril. Os tratamentos foram: 1,4-dimetoxibenzeno (um ou dois liberadores por armadilha); 1,4-dimetoxibenzeno + indol; 1,4-dimetoxibenzeno + cinamaldeído e testemunha (sem volátil). As taxas de liberação dos semioquímicos (por 10 dias) foram de aproximadamente 32 mg dia-1 por liberador em condições de laboratório. Armadilhas iscadas com 1,4-dimetoxibenzeno capturaram mais insetos que a testemunha, três e sete dias após instalação das armadilhas. Dez dias após o início dos experimentos, não foram verificadas diferenças entre os tratamentos, no número de besouros capturados. Capturas foram maiores no tratamento com 1,4-dimetoxibenzeno + cinamaldeído do que no 1,4-dimetoxibenzeno sozinho na primeira avaliação. Adição do indole ao 1,4-dimetoxibenzeno não aumentou as capturas.

Palavras-chave : Diabrotica speciosa; semioquímico; armadilha.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês