SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue5A study of in situ degradability: heterogeneity of variances and correlated errors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

GARCIA, José Francisco et al. Sítio de alimentação de Mahanarva fimbriolata (Stål) (Hemiptera: Cercopidae) em cana-de-açúcar. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2007, vol.64, n.5, pp. 555-557. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162007000500014.

Atualmente, a cigarrinha-das-raízes, Mahanarva fimbriolata (Stål) (Hemiptera: Cercopidae), é a principal praga da cana-de-açúcar colhida mecanicamente, sem a queima da palha. As ninfas causam a "desordem fisiológica" em decorrência das picadas que atingem os elementos traqueais da raiz e os deterioram, dificultando ou impedindo o fluxo de água e de nutrientes, caracterizado pela desidratação do floema e do xilema. Ao contrário das ninfas, os adultos alimentam-se nas folhas e ocasionam a "queima da cana-de-açúcar", conseqüência das toxinas, injetadas ao se alimentar, reduzindo sensivelmente a capacidade de fotossíntese da planta. As ninfas de M. fimbriolata, para sugarem a seiva nas raízes, inserem seus estiletes pela epiderme, atravessam todo o córtex e atingem o cilindro vascular, realizando a alimentação nos elementos do tubo crivado do floema primário. Na lâmina foliar, os adultos de M. fimbriolata introduzem seus estiletes preferencialmente pelos estômatos, atravessam as células do parênquima clorofiliano e atingem o metaxilema nos feixes vasculares.

Keywords : anatomia; interação inseto-planta; bainha salivar; floema; xilema.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English