SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue4'Valencia' sweet orange tree flowering evaluation under field conditionsNitrogen loss in Brachiaria decumbens after application of glyphosate or glufosinate-ammonium author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

CANTARELLA, Heitor et al. Volatilização de amônia a partir de uréia tratada com inibidor de urease aplicada sobre palha de cana-de-açúcar. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2008, vol.65, n.4, pp. 397-401. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162008000400011.

Restrições legais à colheita de cana-de-açúcar com despalha a fogo estão causando um aumento da área cultivada com cana crua. Essa prática gera uma espessa camada de palha de cana sobre o solo após a colheita, o que dificulta a incorporação de fertilizantes. Uma vez que grandes quantidades de amônia podem ser perdidas quando a uréia é aplicada superficialmente sobre a palha, é importante buscar alternativas para maximizar a eficiência de uso do N-uréia. O inibidor de urease NBPT retarda a hidrólise da uréia e pode contribuir para diminuir as perdas de amônia por volatilização. Para quantificar essas perdas, foram instaladas câmaras coletoras de amônia em sete áreas de produção de cana-de-açúcar colhida sem queima; estas foram fertilizadas com sulfato ou nitrato de amônio, uréia ou uréia tratada com NBPT. Todos os fertilizantes nitrogenados foram aplicados superficialmente em doses de 80 ou 100 kg ha-1de N. As perdas de N foram muito pequenas quando se usou nitrato ou sulfato de amônio. Entretanto, as perdas por volatilização de amônia decorrentes do uso de uréia variaram de 1% (com dias chuvosos após a adubação) a 25% do N aplicado. O uso de NBPT proporcionou reduções de 15 a 78% nas perdas por volatilização, dependendo das condições climáticas nos dias posteriores à aplicação de N. A adição de NBPT à uréia ajudou a controlar as perdas de amônia, mas o inibidor foi menos efetivo quando chuvas suficientes para incorporar a uréia no solo ocorreram somente 10 a 15 dias, ou mais, após a aplicação dos fertilizantes.

Keywords : NBPT; adubos nitrogenados; perdas de amônia.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English