SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue4Modifications for the tukey test procedure and evaluation of the power and efficiency of multiple comparison proceduresNoise analysis to evaluate chick thermal comfort author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

LARA, Juan Carlos; DOLINSKI, Cláudia; SOUSA, Elias Fernandes de  and  DAHER, Rogério Figueiredo. Efeito do sistema de irrigação por microaspersão em juvenis infectantes de Heterorhabditis baujardi LPP7 (Nematoda: Heterorhabditidae). Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2008, vol.65, n.4, pp. 433-437. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162008000400017.

Nematóides entomopatogênicos (NEPs) vêm sendo usados com sucesso como agentes do controle biológico de pragas de solo. Estudos anteriores mostraram que técnicas de aplicação e fatores abióticos (temperatura e pressão) afetam a eficiência dos NEPs em testes de campo e casa-de-vegetação. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de condições geradas por um sistema de irrigação por microaspersão, na viabilidade, infectividade e na capacidade de busca de hospedeiros nos juvenis infectantes (JI) de Heterorhabditis baujardi LPP7 (Nematoda: Heterorhabditidae). Dois experimentos foram propostos. A viabilidade dos juvenis infectantes (JI) foi avaliada no microscópio imediatamente após sua passagem pelo sistema de irrigação. A infectividade e a capacidade de busca pelo hospedeiro em larvas de Galleria mellonella foram avaliadas em vasos (Experimento 1). A campo (Experimento 2), foi avaliada a mortalidade de larvas de G. mellonella sob diferentes concentrações do nematóide (0, 100.000, 300.000 e 500.000 JI por árvore). A viabilidade, infectividade e a capacidade de busca dos nematóides após a passagem pelo sistema não foi diferente da testemunha. No Experimento 2, houve diferença entre os tratamentos (p < 0.05) e se observou maior mortalidade na maior concentração de nematóides, com mortalidade de 28,3% e 37% em cada uma das duas repetições do experimento. Este sistema de micro-aspersão não afeta a viabilidade, infectividade e capacidade de busca dos JIs de H. baujardi LPP7 até o inseto-alvo.

Keywords : controle biológico de pragas; tecnologia de aplicação; viabilidade; infectividade; capacidade de busca.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English