SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número4Modificações no procedimento para o teste de tukey e poder e eficiência de testes de comparações múltiplasAnálise de ruído para a avaliação do conforto térmico de pintinhos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Scientia Agricola

versão On-line ISSN 1678-992X

Resumo

LARA, Juan Carlos; DOLINSKI, Cláudia; SOUSA, Elias Fernandes de  e  DAHER, Rogério Figueiredo. Efeito do sistema de irrigação por microaspersão em juvenis infectantes de Heterorhabditis baujardi LPP7 (Nematoda: Heterorhabditidae). Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2008, vol.65, n.4, pp.433-437. ISSN 1678-992X.  https://doi.org/10.1590/S0103-90162008000400017.

Nematóides entomopatogênicos (NEPs) vêm sendo usados com sucesso como agentes do controle biológico de pragas de solo. Estudos anteriores mostraram que técnicas de aplicação e fatores abióticos (temperatura e pressão) afetam a eficiência dos NEPs em testes de campo e casa-de-vegetação. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de condições geradas por um sistema de irrigação por microaspersão, na viabilidade, infectividade e na capacidade de busca de hospedeiros nos juvenis infectantes (JI) de Heterorhabditis baujardi LPP7 (Nematoda: Heterorhabditidae). Dois experimentos foram propostos. A viabilidade dos juvenis infectantes (JI) foi avaliada no microscópio imediatamente após sua passagem pelo sistema de irrigação. A infectividade e a capacidade de busca pelo hospedeiro em larvas de Galleria mellonella foram avaliadas em vasos (Experimento 1). A campo (Experimento 2), foi avaliada a mortalidade de larvas de G. mellonella sob diferentes concentrações do nematóide (0, 100.000, 300.000 e 500.000 JI por árvore). A viabilidade, infectividade e a capacidade de busca dos nematóides após a passagem pelo sistema não foi diferente da testemunha. No Experimento 2, houve diferença entre os tratamentos (p < 0.05) e se observou maior mortalidade na maior concentração de nematóides, com mortalidade de 28,3% e 37% em cada uma das duas repetições do experimento. Este sistema de micro-aspersão não afeta a viabilidade, infectividade e capacidade de busca dos JIs de H. baujardi LPP7 até o inseto-alvo.

Palavras-chave : controle biológico de pragas; tecnologia de aplicação; viabilidade; infectividade; capacidade de busca.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons