SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 número2Orbital and laboratory spectral data to optimize soil analysisBreakdown of resistance in sweet pepper against Pepper yellow mosaic virus in Brazil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Scientia Agricola

versión impresa ISSN 0103-9016

Resumen

TAKAHASHI, Daniele; DITT, Renata Fava  y  LAMBAIS, Marcio R.. Clonagem de genes ureG putativos de Glomus intraradices e atividades de urease em raízes micorrízicas arbusculares de tabaco. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2009, vol.66, n.2, pp. 258-266. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162009000200016.

Muito embora o maior benefício de micorrizas arbusculares seja o incremento na absorção de fosfato da solução do solo e translocação para a planta, alterações nas atividades de enzimas envolvidas no metabolismo de nitrogênio (N) têm sido detectadas em raízes micorrizadas. Usando "differential display of reverse-transcripts" de raízes de tabaco não-inoculadas ou inoculadas com Glomus intraradices (Gi), dois cDNAs parciais (NtGi2 e NtGi3) foram clonados. A presença de um domínio CobW/HypB/UreG conservado e a análise filogenética sugerem que NtGi2 e NtGi3 codificam isoformas de proteínas acessórias da urease G (ureG) altamente similares a ureG de fungos. Os níveis de transcritos dos genes ureG putativos foram mais elevados em raízes colonizadas por Gi, em relação ao controle não-micorrizado. As atividades de urease foram determinadas em raízes de tabaco inoculadas com Glomus clarum (Gc) ou Gi e cultivadas em substrato contendo 50, 100 ou 150 mg N kg-1, na forma de sulfato de amônio (N-AMS) ou uréia (N-URE). As atividades de ureases foram induzidas em raízes micorrizadas cultivadas com 100 mg N-AMS kg-1. Em raízes colonizadas por Gc e cultivadas com N-URE, a indução das atividades de urease foi observada na concentração mais baixa de N. Em contraste, na concentração mais elevada de N-URE, supressão das atividades de urease em raízes colonizadas por Gc e Gi, em relação aos controles não-micorrizados, foi observada. As atividades de urease nas raízes foram moduladas pela disponibilidade e fonte de N no solo, e pela inoculação com fungos micorrízicos arbusculares.

Palabras llave : Nicotiana tabacum; DDRT-PCR; micorriza arbuscular; uréia; sulfato de amônio; nitrogênio.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés