SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 issue4Genetic parameters for post weaning growth of Nellore cattle using polinomyals and trigonometric functions in random regression modelsInduction of symmetrical nucleus division and multi-nucleate structures in microspores of eggplant (Solanum melongena L.) cultured in vitro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

BORGES, Aline et al. Métodos CTAB de extração de DNA para a análise de microssatélites em batata-doce. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2009, vol.66, n.4, pp. 529-534. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162009000400015.

Os marcadores microssatélites são úteis para a análise da diversidade genética de variedades tradicionais de batata-doce (Ipomoea batatas). Para estes estudos, métodos práticos de extração de DNA precisam ser estabelecidos para assegurar uma boa qualidade e quantidade de DNA extraído. Assim, foi comparada a eficiência de três metodologias para extração de DNA usando o tampão de extração CTAB, todas com modificações. Para verificar a quantidade e pureza na quantificação de DNA, bem como o padrão de bandas de microssatélites para as três metodologias utilizaram-se seis etnovariedades de batata-doce. Os testes mostraram que as três metodologias apresentaram resultados satisfatórios. Uma das metodologias baseada em tecido foliar macerado em nitrogênio líquido mostrou-se a mais adequada devido à simplicidade e menor custo. Entretanto, o método baseado em tecido foliar seco foi o mais vantajoso devido à praticidade na aquisição da planta e no processo de secagem, principalmente quando a coleção encontra-se em condições in situ, e pela possibilidade do armazenamento refrigerado das amostras secas e maceradas para futuras extrações de DNA.

Keywords : Ipomoea batatas; SSR; isolamento de DNA; etnovariedades; protocolo.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English