SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 issue6Components of the leaf area index of marandu palisadegrass swards subjected to strategies of intermittent stocking author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

SILVA, Raquel Baracat Tosi Rodrigues da; NAAS, Irenilza de Alencar  and  MOURA, Daniella Jorge de. Produção de frangos de corte e suínos: cenário da legislação sobre bem-estar animal. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2009, vol.66, n.6, pp. 713-720. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162009000600001.

Brasil é o maior exportador de carne e uma das mais recentes importantes demandas do mercado importador está em torno do bem-estar animal. Os padrões, normas e legislações usadas no país são desatualizadas e, em muitos casos, estas são seguidas na produção animal são baseadas em padrões internacionais, para seguir requisitos do comércio que não atendem necessariamente o esquema brasileiro de alojamento. Esta pesquisa objetivou estudar e descrever o cenário das normas e legislações para as seguintes exigências, aplicadas a produção de frango de corte e suínos: alojamento, manejo e transporte, para subsidiar normas adequadas aplicadas às condições nacionais. Os pontos críticos destes itens foram identificados de acordo com padrões, normas de bem-estar animal e com a literatura vigente até Janeiro de 2008. A comparação foi baseada em escores atribuídos variando de 1-5 (muito ruim até muito bom) como função da existência de padrões, normas e legislações para cada país e/ou bloco econômico e para cada tipo de exigência, com relação ao nível de relevância adotada pelos produtores. Quando comparado com seus pares, o Brasil deteve o menor escore para todos os tipos de exigência e o escore médio de normas brasileiras é baixo (p < 0,05). Para produção de aves e suínos a União Européia detém mais detalhes em informações de produção seguida da Austrália e dos Estados Unidos. Com exceção de padrões em movimentação ou transporte de suínos dentro da fazenda. A legislação brasileira para produção de frangos de corte apresenta deficiência geral de 58%, enquanto na produção de suínos a maior deficiência está no transporte. Há necessidade de se investir em melhora nas normas e legislações de bem-estar animal no país.

Keywords : produção animal; alojamento; transporte; ambiente; normas.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English