SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 issue3Physiological responses and production of 'Syrah' vines as a function of training systemsVolatilization kinetics of secondary compounds from sugarcane spirits during double distillation in rectifying still author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

BRANCALION, Pedro Henrique Santin et al. Condicionamento fisiológico de sementes da árvore pioneira Guazuma ulmifolia (Malvaceae) avaliado por análise computadorizada de imagens. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2010, vol.67, n.3, pp. 274-279. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162010000300004.

A semeadura direta é um dos métodos mais promissores para a restauração ecológica, mas a baixa emergência de plântulas em campo a partir de sementes de árvores pioneiras ainda limita sua aplicabilidade em larga escala. Avaliou-se a resposta de sementes da espécie florestal pioneira Guazuma ulmifolia ao condicionamento fisiológico. Os tratamentos foram selecionados com base em curvas de hidratação em água e em solução osmótica de Polietilenoglicol - PEG 8000. As sementes foram condicionadas em água por 16 h e em PEG 8000 (-0,8 MPa por 56 e 88 h) a 20ºC, atingindo teor de água de, aproximadamente, 30%. Metade das amostras de cada tratamento foi secada até atingir teor de água próximo ao inicial (7,2%); em seguida, avaliou-se o desempenho das sementes condicionadas submetidas ao não à secagem, além de sementes não condicionadas (testemunha), quanto à germinação (porcentagem e velocidade) e o vigor (condutividade elétrica dos exudatos das sementes). A porcentagem e a velocidade de emergência de plântulas foram avaliadas em condições de casa de vegetação, enquanto que o comprimento de plântulas e a uniformidade de desenvolvimento das plântulas foram estimados usando o software de análise computadorizada de imagens de plântulas SVIS®. As sementes condicionadas fisiologicamente apresentaram potencial fisiológico superior, demonstrado principalmente pelos resultados da análise de imagens. Assim, as sementes condicionadas em água durante 16 h ou em PEG durante 88 h, ambas não submetidas à secagem subsequente, e as condicionadas em PEG durante 56 h e submetidas a secagem, beneficiaram o desempenho germinativo de G. ulmifolia. Sugere-se que esses tratamentos são promissores para aumentar a eficiência de estabelecimento de estande dessa espécie via semeadura direta em programas de restauração ecológica.

Keywords : SVIS®; sementes florestais; vigor de sementes; restauração ecológica; semeadura direta.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English