SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 issue4Lead sorption and leaching from an Inceptisol sample amended with sugarcane vinasseMineralogical characterization of a highly-weathered soil by the Rietveld Method author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

FIDALSKI, Jonez; TORMENA, Cássio Antonio  and  SILVA, Álvaro Pires da. Intervalo hídrico ótimo e qualidade física do solo em sistemas de manejo nas entrelinhas de citros. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2010, vol.67, n.4, pp. 448-453. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162010000400012.

Operações motomecanizadas utilizadas no manejo das entrelinhas dos pomares de frutas com freqüência causam a degradação física do solo, especialmente quando realizadas com o solo úmido e suscetível à compactação. A hipótese desse estudo é que a manutenção da vegetação permanente nas entrelinhas do pomar pode mitigar a degradação física do solo causada pelo tráfego de máquinas. O objetivo desse estudo é verificar o efeito de diferentes sistemas de manejo da cobertura permanente das entrelinhas sobre o intervalo hídrico ótimo (IHO) e a qualidade física do solo. Um experimento foi iniciado em 1993 num Argissolo Vermelho distrófico latossólico para avaliar diferentes sistemas de cobertura permanente do solo: gramínea "grama matogrosso" ou "grama batatais" (Paspalum notatum) com roçadas, amendoim forrageiro (Arachis pintoi) e vegetação espontânea manejada com herbicida. Em maio de 2003, foram coletadas 216 amostras de solo não deformadas na camada de 0-0,15 m de profundidade sob as posições de amostragem rodado e entrerrodado das máquinas nas entrelinhas do pomar. A densidade do solo, teor de carbono orgânico, resistência do solo à penetração, curva de retenção de água e curva de resistência do solo à penetração foram determinadas para estimar o IHO. A manutenção da cobertura do solo nas entrelinhas do pomar reduziu a compactação do solo e a utilização da gramínea proporcionou melhor qualidade física do solo no pomar de laranja.

Keywords : carbono orgânico; compactação do solo; densidade do solo; resistência do solo à penetração; água disponível.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English     · press release in English