SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 número4Sorção e lixiviação de chumbo em amostra de um Cambissolo tratado com vinhaça de cana-de-açúcarCaracterização mineralógica de um solo altamente intemperizado pelo Método de Rietveld índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Scientia Agricola

versão On-line ISSN 1678-992X

Resumo

FIDALSKI, Jonez; TORMENA, Cássio Antonio  e  SILVA, Álvaro Pires da. Intervalo hídrico ótimo e qualidade física do solo em sistemas de manejo nas entrelinhas de citros. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2010, vol.67, n.4, pp.448-453. ISSN 1678-992X.  https://doi.org/10.1590/S0103-90162010000400012.

Operações motomecanizadas utilizadas no manejo das entrelinhas dos pomares de frutas com freqüência causam a degradação física do solo, especialmente quando realizadas com o solo úmido e suscetível à compactação. A hipótese desse estudo é que a manutenção da vegetação permanente nas entrelinhas do pomar pode mitigar a degradação física do solo causada pelo tráfego de máquinas. O objetivo desse estudo é verificar o efeito de diferentes sistemas de manejo da cobertura permanente das entrelinhas sobre o intervalo hídrico ótimo (IHO) e a qualidade física do solo. Um experimento foi iniciado em 1993 num Argissolo Vermelho distrófico latossólico para avaliar diferentes sistemas de cobertura permanente do solo: gramínea "grama matogrosso" ou "grama batatais" (Paspalum notatum) com roçadas, amendoim forrageiro (Arachis pintoi) e vegetação espontânea manejada com herbicida. Em maio de 2003, foram coletadas 216 amostras de solo não deformadas na camada de 0-0,15 m de profundidade sob as posições de amostragem rodado e entrerrodado das máquinas nas entrelinhas do pomar. A densidade do solo, teor de carbono orgânico, resistência do solo à penetração, curva de retenção de água e curva de resistência do solo à penetração foram determinadas para estimar o IHO. A manutenção da cobertura do solo nas entrelinhas do pomar reduziu a compactação do solo e a utilização da gramínea proporcionou melhor qualidade física do solo no pomar de laranja.

Palavras-chave : carbono orgânico; compactação do solo; densidade do solo; resistência do solo à penetração; água disponível.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )     · press release em Inglês

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons