SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 issue4Mineralogical characterization of a highly-weathered soil by the Rietveld MethodCharacterization and selection of Bacillus thuringiensis isolates effective against Sitophilus oryzae author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

OLIBONE, Dácio  and  ROSOLEM, Ciro Antonio. Adubação fosfatada e formas de fósforo num Latossolo sob sistema de semeadura direta. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2010, vol.67, n.4, pp. 465-471. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162010000400014.

Em semeadura direta o fósforo (P) acumula-se na camada mais superficial do solo, mas os resíduos deixados na superfície liberam P e ácidos orgânicos, que podem melhorar a disponibilidade e a eficiência de fertilizantes como o superfosfato triplo e fosfatos naturais reativos. Neste estudo, a resposta da soja à adubação com P e as formas de P até 40 cm de profundidade do solo foram avaliadas após a aplicação de fosfatos em um sistema conduzido em semeadura direta há cinco anos. Os tratamentos consistiram de 0 ou 80 kg ha-1 P2O5 total, aplicados na superfície do solo como fosfato natural reativo (FNR) ou superfosfato triplo (SFT). Nas subparcelas foram aplicados, no sulco de semeadura, 80 kg ha-1 de P2O5, em diferentes combinações de FNR e SFT. Amostras de solo foram coletadas até 0.4 m, antes e depois do cultivo da soja (Glycine max L.), para fracionamento do P. As respostas ao FNR foram semelhantes às do SFT, com aumento das reservas de P em profundidade, mesmo em formas não-disponíveis como P-ocluso. Após a colheita da soja, os teores de P-ocluso diminuíram na camada mais superficial, mas foi observado um aumento nas formas solúvel, orgânica e P - total em toda a espessura de solo estudada. A melhor distribuição do P no solo, principalmente em formas solúvel e orgânica, resultou em maior produtividade da soja, mesmo quando o fertilizante foi aplicado na superfície do solo.

Keywords : fosfato reativo; superfosfato; frações de fósforo; cultivo conservacionista.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English