SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 issue5Broiler surface temperature distribution of 42 day old chickensCharacteristics of a tractor engine using mineral and biodiesel fuels blended with rapeseed oil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Scientia Agricola

Print version ISSN 0103-9016

Abstract

BRUNASSI, Leandro dos Anjos et al. Melhoria da detecção do estro de vacas leiteiras por meio da lógica fuzzy. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2010, vol.67, n.5, pp. 503-509. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162010000500002.

Perdas na produção leiteiras devido às falhas de detecção do estro são bem conhecidas e relatadas em vários paises. Atualmente a automação na detecção do estro, tem sido possível, devido aos avanços tecnológicos na contínua monitoração de vacas leiteiras e utilização de modelos fuzzy. O estro em vacas de leite é normalmente detectado visualmente, um método considerado ineficiente. Alguns estudos têm sido desenvolvidos com o intuito de se obter modelos efetivos para interpretar a ocorrência e detecção do estro, contudo, muitos modelos apresentam alertas falsos positivos, sendo muitas vezes considerados falhos. Construiu-se um sistema baseado nas funções de inferência fuzzy capaz de detectar eficientemente o estro de vacas de leite, avaliando seu desempenho com curvas ROC (Receiver-Operating Characteristic). Os dados de entrada do sistema combinaram informações de casos prévios de estro, aplicações de prostaglandina com dados das atividades das vacas. As saídas do sistema foram organizadas em três categorias: "em estro", "talvez em estro" e "sem estro". A validação do sistema foi realizada em uma granja leiteira comercial utilizando um rebanho de 350 vacas em lactação. O desempenho do teste foi avaliado calculando a sensibilidade na detecção correta de estro; e sua especificidade através da precisão da detecção. O teste teve uma duração de seis meses, sendo analisados mais de 25 mil casos de estro da base de dados da granja. A sensibilidade obtida foi de 84,2%, indicando que o sistema pode detectar eficientemente o estro melhorando a detecção automática em vacas leiteiras.

Keywords : ciclo estral; inteligência artificial; sistema especialista fuzzy.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English