SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 número1Soybean growth under stable versus peak salinityAFLP and SRAP markers linked to the mj gene for root-knot nematode resistance in cucumber índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Scientia Agricola

versión impresa ISSN 0103-9016

Resumen

MISCHAN, Martha Maria; PINHO, Sheila Zambello de  y  CARVALHO, Lídia Raquel de. Determinação de um ponto suficientemente próximo à assíntota em funções de crescimento não lineares. Sci. agric. (Piracicaba, Braz.) [online]. 2011, vol.68, n.1, pp. 109-114. ISSN 0103-9016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162011000100016.

Em funções de crescimento que apresentam uma assíntota horizontal superior à curva, frequentemente surge a questão sobre quando se pode considerar o crescimento como praticamente constante, isto é, quando a curva está suficientemente próxima à sua assíntota, de modo que se possa declarar a diferença como sendo não-significativa. Vários métodos têm sido empregados, entre eles o que verifica através do teste t a significância da diferença entre a curva e sua assíntota. O uso de regressão segmentada, como em Portz et al. (2000), também tem esse objetivo, isto é, a determinação de um ponto de início de crescimento praticamente constante. Utilizou-se a função logística de crescimento, a qual possui assíntota horizontal e ponto de inflexão, e aplicou-se um novo método, que consiste na determinação matemática de um ponto da curva a partir do qual a aceleração do crescimento tende assintoticamente a zero. Este método, além de ter um significado biológico, conduz a um ponto bastante próximo aos obtidos pelos métodos anteriormente citados.

Palabras llave : regressão não linear; modelo logístico; ponto crítico de crescimento.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés