SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Power and equality: the relations of gender between agricutural syndicalists Chapecó, Santa CatarinaWorkdays of men and women in a collective settlement of the landless movement (MST) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026X

Resumen

KARAM, Karen Follador. A mulher na agricultura orgânica e em novas ruralidades. Rev. Estud. Fem. [online]. 2004, vol.12, n.1, pp. 303-320. ISSN 0104-026X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2004000100016.

Conhecer e reconhecer o papel da mulher agricultora nos novos processos produtivos em curso voltados a atualizar o lugar do rural nas sociedades contemporâneas, a partir do sistema de produção da agricultura orgânica, é a pretensão maior deste trabalho. Interessa identificar as estratégias adotadas pela agricultura familiar para a dinamização e manutenção de modos de viver o meio rural, ao mesmo tempo que interessa identificar as possibilidades de trazer à visibilidade o espaço rural nas sociedades modernas. Nesse contexto é que se pesquisou a agricultura orgânica na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), analisou-se quem são os agricultores envolvidos no processo e, dentro dele, buscou-se apontar o papel que a mulher agricultora desempenha, desde o processo produtivo até a sociabilidade necessária à manutenção de um "meio rural vivo", onde a agricultura orgânica aparece como uma estratégia.

Palabras llave : mulher agricultora; ruralidade; agricultura orgânica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués