SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número especialRevista Estudos Feministas is ten years old: a brief history of feminism in BrazilREF's dossiers: crossing the border between research and politics índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026X

Resumen

MINELLA, Luzinete Simões. A contribuição da Revista Estudos Feministas para o debate sobre gênero e feminismo. Rev. Estud. Fem. [online]. 2004, vol.12, n.spe, pp. 223-234. ISSN 0104-026X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2004000300024.

Este artigo objetiva refletir sobre a contribuição da Revista Estudos Feministas para o debate feminista, a partir de uma síntese dos textos publicados entre 1999 e 2000, ou seja, nos dois primeiros anos em que a Revista passou a ser sediada na Universidade Federal de Santa Catarina. Esta síntese tenta identificar os temas contemplados pela Revista, verificando os enfoques, as áreas disciplinares e os procedimentos metodológicos que têm sido utilizados nos artigos. Conclui-se que o conjunto das contribuições, não obstante sua diversidade epistemológica, revela primeiro, uma absorção acelerada de novas contribuições teóricas que tendem a relativizar as oposições binárias que fundamentaram a concepção clássica de ciência; segundo, um questionamento permanente dos dogmatismos e por último, a reafirmação contínua da força dos processos sociais e históricos no sentido de desestabilizar os paradigmas científicos.

Palabras llave : estudos de gênero; estudos feministas; história das mulheres.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués