SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1No fio da navalha: anemia falciforme, raça e as implicações no cuidado à saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026X

Resumo

PASSADOR, Luiz Henrique  e  THOMAZ, Omar Ribeiro. Raça, sexualidade e doença em Moçambique. Rev. Estud. Fem. [online]. 2006, vol.14, n.1, pp. 263-286. ISSN 0104-026X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2006000100014.

O artigo procura, a partir de uma discussão sobre a complexidade histórica, social, cultural e racial de Moçambique, apontar para a necessidade de se pensar a epidemia de HIV/AIDS no país como um fenômeno que tem implicações específicas determinadas por tal quadro. As medicinas tradicionais e as concepções de doença formuladas a partir de seus pressupostos, que estão intimamente relacionadas aos sistemas de parentesco, relações de gênero e cosmologias locais, e operam nas interpretações que os sujeitos fazem de seu contexto e experiências, devem ser levadas em consideração para se compreender as relações que os moçambicanos estabelecem com a doença, determinando concepções e experiências particulares de adoecimento pelo HIV/AIDS.

Palavras-chave : Moçambique; HIV/AIDS; medicinas tradicionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português