SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1A expansão do "feminino" no espaço público brasileiro: novelas de televisão nas décadas de 1970 e 80Corpo e identidade na propaganda índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

ALMEIDA, Heloisa Buarque de. Consumidoras e heroínas: gênero na telenovela. Rev. Estud. Fem. [online]. 2007, vol.15, n.1, pp.177-192. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/S0104-026X2007000100011.

Este trabalho explora as correlações entre telenovela, consumo e gênero, buscando compreender como a mídia está articulada à promoção de bens e da cultura do consumo, e como gênero é um eixo importante em tal articulação. A pesquisa foi feita a partir de um estudo etnográfico de recepção de novelas, e se desdobra na análise da relação entre televisão e publicidade, discutindo a feminilização do consumo e a construção de certa imagem feminina hegemônica nas novelas e nos anúncios comerciais.

Palavras-chave : televisão; gênero; consumo; telenovelas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons