SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Representational collisions in quest of a character: Maria Lacerda de Moura in the traffic of lights and soundsAre mothers all alike? Statements producing contemporary motherhoods author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Estudos Feministas

On-line version ISSN 1805-9584

Abstract

MISKOLCI, Richard. O vértice do triângulo: Dom Casmurro e as relações de gênero e sexualidade no fin-de-siècle brasileiro. Rev. Estud. Fem. [online]. 2009, vol.17, n.2, pp. 547-567. ISSN 1805-9584.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2009000200014.

A partir de uma perspectiva teórica queer, o artigo explora as transformações nas relações de gênero e sexualidade na sociedade brasileira do final do século XIX. Associa à reconstituição histórica do período uma análise sociológica do triângulo amoroso de Dom Casmurro de maneira a fornecer elementos para uma compreensão não heteronormativa de nossa história. O foco na obra de Machado de Assis permite explorar o temor social e a recusa violenta da transgressão da ordem sexual da época por uma mulher supostamente adúltera e um homem enamorado e provável amante de sua esposa. O vértice do triângulo é sempre um/a outro/a e, por mais que o identifiquemos com uma personagem, ela é apenas o simulacro do que sua época e sociedade rejeitavam como desestabilizador da ordem vigente das relações amorosas e sexuais.

Keywords : Dom Casmurro; triângulo amoroso; heterossexualidade compulsória; homofobia; heteronormatividade; Teoria Queer.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License