SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Representational collisions in quest of a character: Maria Lacerda de Moura in the traffic of lights and soundsAre mothers all alike? Statements producing contemporary motherhoods author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026X

Abstract

MISKOLCI, Richard. O vértice do triângulo: Dom Casmurro e as relações de gênero e sexualidade no fin-de-siècle brasileiro. Rev. Estud. Fem. [online]. 2009, vol.17, n.2, pp. 547-567. ISSN 0104-026X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2009000200014.

A partir de uma perspectiva teórica queer, o artigo explora as transformações nas relações de gênero e sexualidade na sociedade brasileira do final do século XIX. Associa à reconstituição histórica do período uma análise sociológica do triângulo amoroso de Dom Casmurro de maneira a fornecer elementos para uma compreensão não heteronormativa de nossa história. O foco na obra de Machado de Assis permite explorar o temor social e a recusa violenta da transgressão da ordem sexual da época por uma mulher supostamente adúltera e um homem enamorado e provável amante de sua esposa. O vértice do triângulo é sempre um/a outro/a e, por mais que o identifiquemos com uma personagem, ela é apenas o simulacro do que sua época e sociedade rejeitavam como desestabilizador da ordem vigente das relações amorosas e sexuais.

Keywords : Dom Casmurro; triângulo amoroso; heterossexualidade compulsória; homofobia; heteronormatividade; Teoria Queer.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese