SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2The vertex of the triangle: Dom Casmurro, gender and sexuality during brazilian fin-de-siècleDiscourse and "truth": the production of the relationships between women, men and mathematics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026X

Abstract

MOREIRA, Lisandra Espíndula  and  NARDI, Henrique Caetano. Mãe é tudo igual? Enunciados produzindo maternidade(s) contemporânea(s). Rev. Estud. Fem. [online]. 2009, vol.17, n.2, pp. 569-594. ISSN 0104-026X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2009000200015.

Este artigo analisa os enunciados relativos à maternidade que configuram o que chamamos de "norma" da maternidade. Seguimos as reflexões de Foucault, principalmente no que se refere à genealogia como forma de pensar o presente. Utilizamos o relato das trajetórias de mulheres que são mães e trabalhadoras para a produção dos materiais de análise. Os materiais possibilitaram a problematização de alguns enunciados que constituem a maternidade na contemporaneidade. Descrevemos a intensificação do investimento em um padrão de mulher mãe que tem como produto uma norma da maternidade. Essa norma da maternidade, apesar de ser produzida socialmente, passa a ser naturalizada. Ela funciona associando algumas características a um modo de ser mãe considerado mais adequado, tais como tempo e idade certos para ser mãe, número de filhos, condições financeiras. A partir dela, outros modos de ser mãe são avaliados e hierarquizados.

Keywords : maternidade; enunciado; discurso; modos de subjetivação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese