SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Are mothers all alike? Statements producing contemporary motherhoods author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026X

Abstract

SOUZA, Maria Celeste Reis Fernandes de  and  FONSECA, Maria da Conceição Ferreira. Discurso e "verdade": a produção das relações entre mulheres, homens e matemática. Rev. Estud. Fem. [online]. 2009, vol.17, n.2, pp. 595-613. ISSN 0104-026X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2009000200016.

Este trabalho apresenta um ensaio de análise desenvolvido numa pesquisa que investigou relações de gênero nas práticas de numeramento das/os alunas/os da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA). Na tentativa de compreender como essas relações, pautadas nas diferenças de gênero, constituem-se nas práticas de numeramento e constituem tais práticas, adotamos o conceito de gênero como uma categoria de análise, transitando pelas teorizações foucaultianas relativas ao discurso. Assumindo contribuições do campo da etnomatemática, problematizamos a racionalidade de matriz cartesiana como produtora de verdades sobre mulheres, homens e matemática. Neste artigo, descrevemos o enunciado "Homem é melhor em matemática do que mulher", identificado como produtor do discurso da superioridade masculina em matemática.

Keywords : gênero; matemática; numeramento; discurso; Educação de Pessoas Jovens e Adultas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese