SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Psychological assistance and violence against womenFrom countryside to "Campaign": gender, performance and oral narratives in Brazil and Uruguay border's author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026X

Abstract

VERAS, Renata Meira  and  TRAVERSO-YEPEZ, Martha Azucena. A maternidade na política de humanização dos cuidados ao bebê prematuro e/ou de baixo peso: Programa Canguru. Rev. Estud. Fem. [online]. 2010, vol.18, n.1, pp. 61-80. ISSN 0104-026X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2010000100004.

O objetivo deste artigo é desenvolver uma reflexão acerca dos modelos de maternidade e família implícitos no documento oficial do Ministério da Saúde sobre o Programa Canguru. Também explora a forma como o Programa é aplicado numa maternidade do Nordeste, apresentado como assistência humanizada para o atendimento ao bebê prematuro e/ou de baixo peso. A perspectiva adotada para este estudo documental é a análise foucaultiana do discurso, que focaliza o papel da linguagem na conformação da vida social e psicológica dos atores sociais envolvidos. A análise mostra que existe um discurso prescritivo, universalista, de caráter impositivo, que posiciona as mulheres como objetos passivos de intervenção, através da idealização da maternidade saudável e da família nuclear típica da classe média.

Keywords : Programa Canguru; prematuridade; maternidade; análise foucaultiana do discurso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese