SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Them to know: body and sexuality in the social zoom. About XXY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026X

Abstract

SARAIVA, Ana Isabel Rodrigues de Sá. Da Grécia a Cronenberg ou por que existem as mulheres. Rev. Estud. Fem. [online]. 2011, vol.19, n.2, pp.329-349. ISSN 0104-026X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2011000200002.

Propomos uma leitura do filme de D. Cronenberg Irmãos Inseparáveis (Dead Ringers), à luz de um referencial proveniente do universo simbólico da Grécia Antiga. Embora o filme trate temáticas emblemáticas da tardo-modernidade - identidades estilhaçadas, relações problemáticas do eu com o corpo ou as representações dos géneros cada vez mais marcadas pela ambivalência e conflito - é possível encontrar na produção mítico-poética e na ciência gregas áreas de significado que replicam as mesmas inquietações exploradas no filme. Adicionam-se, ainda, alguns exemplos provenientes das sociedades ágrafas que sublinham o alcance universal dos conteúdos explorados no filme.

Keywords : feminino; masculino; sexualidade; eu; corpo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License