SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Adam's rib: sexual differences from LevinasBody, image, colonial signs in Astrid Hadad's Corazón Sangrante author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026X

Abstract

ARRUDA, Lina Alves  and  COUTO, Maria de Fátima Morethy. Ativismo artístico: engajamento político e questões de gênero na obra de Barbara Kruger. Rev. Estud. Fem. [online]. 2011, vol.19, n.2, pp. 389-402. ISSN 0104-026X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2011000200005.

O presente artigo introduz e contextualiza as primeiras manifestações feministas que compuseram o panorama artístico do final da década de 1960 até 1980. São analisadas as circunstâncias históricas (incluindo a história da arte) que facilitaram a ponte entre as esferas da arte e da política, bem como os problemas formais e estéticos que a prática artística ativista apresentou e sua recepção como movimento. Para tanto, nos basearemos no trabalho da artista norte-americana Barbara Kruger, que produziu obras fundamentais para a consolidação da arte feminista, abordando criticamente uma ampla variedade de temas relacionados à mulher (violência, aborto, identidade, papel social, estética). O conteúdo das obras de Kruger está em sintonia com importantes circunstâncias políticas e temas sociais contemporâneos à sua produção e estabelece relação direta com teorias feministas da época, permitindo uma análise do contexto artístico e sócio-político do período.

Keywords : Barbara Kruger; arte engajada; feminismo; arte contemporânea.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese