SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Body, image, colonial signs in Astrid Hadad's Corazón Sangrante author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026X

Abstract

ALOS, Anselmo Peres. Gênero, epistemologia e performatividade: estratégias pedagógicas de subversão. Rev. Estud. Fem. [online]. 2011, vol.19, n.2, pp. 421-449. ISSN 0104-026X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2011000200007.

Neste artigo, o conceito de gênero é apresentado e discutido em suas relações com a noção de performatividade, advinda da filosofia da linguagem, na esteira das reflexões de Judith Butler. Se o gênero for considerado como uma ferramenta analítica no campo dos estudos pedagógicos, é possível discutir o conceito dando atenção às maneiras pelas quais o gênero é construído pelas pedagogias culturais. Esta discussão pretende problematizar ideias naturalizadas com relação ao gênero e à sexualidade, sublinhando a importância dos processos performativos que constituem gênero, corpo e heterossexualidade como constructos culturais marcados pela historicidade.

Keywords : corpo; gênero; sexualidade; pedagogias culturais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese